QUEM SOMOS | CONTACTOS

 
 
 
 
 
 

  ( 169026 ) visualizações

  ( 16091 ) visitantes

  ( 1 ) online

PRINCIPAIS ÁREAS

Cursos de mergulho Cursos de náutica Área de Ambiente Marinho Estação de Enchimentos
 
 
 

>> CPAS :: Departamento de Ecologia Marinha

Quarta-Feira, 28 de Jun 2017 . 10:24

 

Notícias

Projeto Estrelas-do-mar em Águas Portuguesas


Esteja de olho nas estrelas-do-mar

Caros(as) mergulhadores(as) em 2014 foi noticiado um elevado número de estrelas-do-mar têm padecido de uma doença, provocada por um vírus designado de densovírus. Este vírus pertence à subfamília Densovirinae geralmente conhecida por infetar invertebrados (marinhos e terrestres), estando presente em partículas que vagueiam no oceano.

A doença desenvolve-se em 4 fases/categorias, sendo que se observa a desintegração do epitélio (a “pele” - camada de tecido que está em contacto com o ambiente), seguindo-se a perda de turgescência, a desintegração do corpo (perda de forma, ou seja, com os “braços a quererem ficar pelo caminho”) e por fim, a morte da estrela-do-mar.

Em Portugal, através da criação deste Projeto de cariz preventivo, ainda não foram registadas quaisquer ocorrências. Este Projecto está a desenvolver uma plataforma de registo dos possíveis casos, para deste modo poder tentar descobrir o porquê do surgimento do surto.

Neste sentido, agradecemos a vossa participação e apelamos à ciência cidadã no projeto, pedindo o envio de:
- Fotografias da face ventral e dorsal das estrelas-do-mar (saudáveis ou não saudável) e com escala (caneta, etc.) sobre a rocha ou areia;
- Data da observação;
- Coordenadas geográficas (ou identificação do local);
- Profundidade (no caso do mergulho),
- Nome e contacto.

Posteriormente será contactado para preencher uma ficha com outros dados importantes, relativos às caraterísticas do habitat das estrelas-do-mar.

Envia-nos qualquer possível registo para o seguinte e-mail: ambiente@cpas.pt

Este é um projeto de colaboração do Departamento de Ecologia Marinha do Centro Português de Atividades Subaquáticas (CPAS) com a investigadora Joana Micael, do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade dos Açores (CIBIO-Açores). Atualmente estamos a mudar o nome do Projecto para "Sea-stars watching - Campanhas de Observação".

Consulta a descrição das etapas/categorias da doença em:
http://www.eeb.ucsc.edu/pacificrockyintertidal/data-products/sea-star-wasting/




30-06-2016